Saúde óssea e exercícios físicos

02/09/2017 > por Vanessa Endringer

_Por Paulo Lessa, médico e colaborador do CanalVE_

 

Que a prática de exercícios físicos é excelente para a saúde, a grande maioria das pessoas já sabe. Afinal, desde a regulação de níveis que estão inadequados a diminuição do estresse e conquista da hipertrofia muscular, as atividades mostram-se extremamente eficazes. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que essa prática também essencial na manutenção e recuperação da saúde óssea.

 

osteoporose-atividade-fisica

 

Esse hábito auxilia a fortalecer a resistência muscular, a postura e a capacidade de equilíbrio. Como consequência disso, ocorre um alívio nas dores e prevenção de disfunções relacionadas a distensões e falhas ósseas, como desgastes e perdas de densidade. Caminhadas, danças e musculação são ótimas opções para essa manutenção, enquanto a fisioterapia e o pilates trabalham recuperando os danos sofridos.  Lembrando que o ideal é procurar um profissional capacitado para te direcionar da melhor forma possível, pois qualquer falha pode ser severa!

 

exercicios-538x218

 

Muitas vezes as pessoas têm costume de querer iniciar com força total e isso não é saudável, pois pode haver um comprometimento articular ou até mesmo uma lesão muscular. Devemos começar de forma gradativa, tendo antes uma avaliação médica. A perda de peso é necessária para atividades com mais impacto, portanto, nunca deixe de procurar um especialista no assunto.

 

post paulo lessa

 

O ideal é que junto dessas atividades o paciente realize uma mudança alimentar, trabalhando na construção de uma dieta e suplementação de acordo com suas necessidades que proporcione nutrientes essenciais como o cálcio, vitaminas D, ômega 3, entre outros. Prefira alimentos mais leves antes dos treinos e nunca deixe de se alimentar corretamente depois, por isso a importância de procurar um Nutricionista para direcionamento e organização da alimentação l do seu dia. Uma boa noite de sono é fundamental para a recuperação, portanto, durma bem e no escuro! Nunca deixe de ir ao médico periodicamente para avaliação dos seus exames. Cuide do seu corpo! Em caso de dúvidas, consulte o seu Médico, Nutricionista, Fisioterapeuta e um profissional de educação física.

 

_______

 

Siga Paulo Lessa no Instagram: @drpaulolessa

Deixe um comentário
//