Dormindo com o inimigo

15/06/2017 > por Vanessa Endringer

_ Por Paulo Lessa, médico e colaborador do CanalVE_

Sabe aquela luz da TV, do despertador, do ar condicionado ou do aparelho de DVD? Parece inofensiva, mas vamos falar sobre ela, de uma forma bem simples para vocês entenderem.

Esses pequenos focos de luz em um quarto escuro acabam gerando a alteração de um hormônio chamado Cortisol, com isso o organismo entra em um processo de desequilíbrio, dificultando a ação de um outro hormônio chamado Melatonina, responsável pelo nosso sono. Essa mudança no nível hormonal é ativada com a presença da luz e o corpo fica querendo “funcionar”. É como se você não conseguisse “desligar” e isso gera stress.

 

apaga-luz

 

Estimulado pela fonte luminosa, o organismo continua trabalhando e acaba usando a massa magra como fonte (catabolismos) o que gera o aumento do índice de gordura corporal. Como não bastasse, essa luzinha no seu quarto pode ser responsável pela queda de serotonina e leptina (responsáveis por Bem estar e Saciedade) e baixa dos níveis de hormônios fundamentais como o GH e testosterona, podendo dificultar a perda de peso.

Então o que devemos fazer ?

🔹À noite coloque uma toalha tapando as luzes dos aparelhos do seu quarto. Um pedaço de fita isolante também resolve.

🔹O ideal é preparar o sono 30 minutos antes. Desligar as luzes e largar o celular com o whatsapp e se preparar para dormir.

🔹Deixe o copo com água ao lado da cama, não pode abrir a geladeira durante a noite, pois ela tem luz interna.

🔹Deixe todas as luzes apagadas no caminho do banheiro, o xixi também deve ser na escuridão total.

🔹Nada de pegar o celular durante a noite para dar aquela conferida em mensagens ou até mesmo no horário.

 

Man comfortably sleeping in his bed

Comece hoje à noite. Medidas simples como essas irão ajudar a você a ter um dia com mais disposição e energia, diminuindo a fadiga e melhorando seu humor, além de ajudar a manter a sua massa magra. Um bom sono (no escuro) ajuda na regulação de Serotonina, Leptina, GH, Testosterona, Insulina e Tireóide. Experimente e tenho certeza de que você irá sentir os benefícios!!

Boa noite, durmam com Deus!!!

___________________________________________

Siga Dr. Paulo Lessa no Instagram: @drpaulolessa

Deixe um comentário
//